Análise de relatórios de e-mails
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Todas as técnicas e ferramentas utilizadas pelo marketing digital, na atualidade, apontam e valorizam para a análise de dados em todas as etapas de estratégias e campanhas. A aferição de resultados possibilita que as marcas tenham mais assertividade no planejamento e execução dos seus trabalhos, diminuindo investimentos e aumentando o faturamento.
Tendo como referência a plataforma Hotcampaigns, que apresenta atualmente o melhor pacote de funcionalidades para pequenas e médias empresas, vamos conferir como os relatórios podem ser monitorados a partir do envio, até a abertura de cada e-mail enviado para a base de contatos.
Relatórios Hotcampaigns
Antenado com as tendências de Growth Hacking e demais tecnicas de aferição de resultados. A Hotcampaigns desenvolveu um case de funcionalidades que correspondem às principais necessidades dos profissionais de marketing, na atualidade.
No menu principal da plataforma, é possível ter acesso a uma aba exclusiva para conferir relatórios de todas as campanhas em andamento. Veja como funciona:
All Emails (Todos os e-mails)
Ao acessar a opção All Emails, você terá acesso a data e hora de cada envio realizado, data da abertura, assunto e endereço de e-mail de cada destinatário.
Isso possibilita uma conferência individual do histórico de envio para cada lead da base ou ainda uma visualização geral dos envios. Veja na imagem a seguir:
Relatório individual (em cada e-mail)
Para uma consulta ainda mais precisa, é possível acessar no menu a opção "Canais” --> “E-mails" e analisar o painel "Estatísticas do e-mail” que aparece em cada e-mail criado. Por lá, o gráfico apresenta opções como: E-mail enviado, E-mail lido, E-mail falhou, Clicados, Inscrição Cancelada, Rejeitados.
Veja a seguir como o gráfico aparece :
A avaliação correta dos relatórios em uma plataforma de automação de marketing é capaz de determinar o sucesso ou fracasso de estratégias e campanhas de vendas de uma determinada marca. Isso porque as informações apresentadas apontam para a performance dos trabalhos do início ao fim da execução da campanha. Assim, esses dados serão o critério para a tomada de decisão, desde correções, quando algo não vai bem, até novos investimentos, em um cenário que apresenta resultados concretos.